03/04/2019

Comunicado | Fraude em boletos bancários

São Bernardo do Campo, 03 de Abril de 2019

Prezados(as) Clientes,

Ref: Fraude em boleto bancários – cuidados para pagamento da cota condominial

Há tempos a imprensa vem noticiando que quadrilhas especializadas tenta fraudar os boletos bancários e vêm atuando fortemente.

Como os condomínios utilizam o boleto bancário para realizar a cobrança das cotas condominiais, é necessário que façamos alguns esclarecimentos quanto à origem do problema e registrarmos algumas medidas de segurança que devem ser observadas por todos.

Em linhas gerais, a fraude se dá através da alteração do número e/ou do código de barras existentes no boleto enviado, que é modificado com a inclusão de uma conta bancária de terceiros, resultando no desvio e na apropriação ilícita dos recursos. Essa adulteração pode ocorrer pela substituição do boleto enviado pelos Correios ou por contaminação por vírus no computador do usuário. Esse vírus altera o código numérico constante no boleto enviado, resultando no desvio dos recursos para a conta de terceiros.

Diante do acima exposto, visando aumentar a segurança e evitar que tais quadrilhas obtenham êxito, estamos nos preparando para a emissão do boleto “ecologicamente” correto, ou seja, o eletrônico.

A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), entidade que já vem se preocupando com esta situação há algum tempo, fez algumas mudanças estruturais no sistema de emissão e pagamento de títulos bancários em todo o País. Algumas dicas simples para tentar se evitar problemas:

• Boletos fraudados normalmente possuem problemas na impressão, falha na imagem e erros de ortografia;
  • Todos os boletos são registrados então no momento em que for efetuar o pagamento confira sempre os dados do beneficiário (condomínio/adm), banco, agência e conta;
  • Normalmente os boletos são do Itaú ( 341 ) ou Bradesco (237), se constar número ou nome de outro banco contate-nos;
  • Os três primeiro dígitos da linha digitavel representam o código do banco (341 ou 237), se for diferente consulte-nos;

Estamos à disposição para esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

ATIPASS CONDOMÍNIOS